Sobre a Informação de Vídeo e outros

No regulamento existem algumas normas que, possivelmente, muitos de vós não perceberão à primeira. Esta secção é dedicada à vossa ajuda e tudo indicado pela ordem das normas impostas, sobretudo no que toca à informação de vídeo. Esperemos que não te aborreças com o comprimento desta página, é tudo para te ajudar.

  • Este tipo de aspectos serão falados no painel de Terminologias e Aspectos Gerais da Pré e Pós-Produção (caso seja o mais votado).

.MP4 (h.264, aac)
O .MP4 desejado é um que pretende fazer do vosso AMV um vídeo na melhor qualidade possível, seja vídeo e áudio, a um tamanho de ficheiro consideravelmente mais pequeno que os formatos mais comuns. Mas só o é graças aos codecs embutidos nele.
Tal como (e podem não saber) a forma mais viável de editar é com ficheiros compressos com lossless codecs (como Lagarith, Huffyuv ou UTvideo), também o é para a exportação. Depois é só usarem um simples programa criado para os editores, o Zarx264gui (encontrado no AMVapp), usando ficheiros Avisynth, e conseguem o que é pretendido. O processo é na verdade bastante simples, basta registarem-se na AMV Portugal e seguirem todos os passos
Resolução Mínima 
Um outro factor importante é a resolução. Tal como pretendemos manter a qualidade dos vídeos alta, convém escolher a resolução mais apropriada. Por exemplo, se toda a fonte usada no vídeo for 480p, o AMV também deve ser na mesma medida; se existir fontes em HD, mas outras também mais curtas, deve-se optar sempre pela medida dessas mesmas. A medida default é sem dúvida o AR (Aspect Ratio) de 16:9 em 480p (848x480), ou, dependendo das fontes uma vez mais, 4:3 em 640x480.
Ao saber isto são claros os motivos para quando se pretende render o vídeo em 720p (1280x720), ou seja, nunca aumentar a resolução de fontes que não tenham esta mesma!
Duração
Apenas um certo limite, sendo o minuto e meio para trailers ou outros, e no máximo seis minutos.
Os dois segundos a preto, no mínimo,  antes e depois do vídeo é, não só uma forma de o AMV começar mais "suavemente", como uma melhor introdução do mesmo. Antes do vídeo é apresentado durante alguns segundos o nome de editor e título de AMV.
Marcas de água e legendas 
Este é um ponto que, felizmente, se torna cada vez mais comum. Quanto às marcas de água (o vossos studio, nickname, ...) estas devem ser removidas e/ou nunca criadas (canais televisão, podem ser perdoados, mas não há grande desculpa com a quantidade de fontes em DVD-rip ou Blu-Ray disponível). As legendas só devem existir se criadas pelo próprio editor e em prol do vídeo.
Uso de Créditos 
Como já foi mencionado anteriormente, existirá uma apresentação muito breve dos dados básicos do AMV respectivo antes do mesmo começar a ser exibido. Portanto, o uso de créditos continua válido, desde que sejam breves e/ou façam parte do AMV.
Qualidade de Vídeo
Este aspecto intercala com os dois primeiros em cima falados. Depende tudo de onde possam encontrar e arranjar as vossas fontes, e consequentemente do modo de compressão. Aconselhamos o uso do codec UTvideo YUV 420, e também de um disco externo para o efeito (criação de ficheiros com GB de tamanho). Sobre a melhor maneira e a mais fiável, não existe ainda uma página sobre, mas envia um email em caso de dúvidas (sei que poderão ter).
O interlace são umas linhas horizontais que indicam que a fonte não é progressiva, e quanto ao ar pixelizado, convêm que não tenha muito ou nenhum.
Qualidade de Áudio
Já aconteceu apanharmos um ou outro AMV onde o áudio diferente de todos os outros, e isto deve-se ao facto de se mexer nas definições sobre o mesmo no vosso programa de edição, ou má qualidade do ficheiro. Ter atenção a isto. Não queremos ser obrigados a retirar AMV's da exibição por terem um som demasiado baixo. 
Tamanho de Ficheiro
Outro limite básico. Se seguirem todas as normas não será difícil manterem-se no mesmo.
Outros
  • "Não são aceites vídeos que tenham participado noutros concursos e criados anteriormente a Janeiro de 2011;" Só aceitamos novas criações.
  • "Não deve estar submetido online publicamente até à data do evento." Para promover o espectáculo, a surpresa, o novo.
  • "Para propósitos de divulgação posterior ao evento é pedido, se possível, uma entrada na A-M-V.org (seguir este tópico da AMV Portugal, até ao 3º passo dado, sendo o upload feito após a conclusão do evento)." Por exemplo, digamos que pretendes anunciar o teu AMV assim que o evento termine, e de uma forma oficial. Podemos ajudar-te com isso e é mais rápido e eficaz que teres de colocar via YouTube. Ao criares uma entrada na A-M-V.org, ficamos com esse link, e após o fim do evento, podes fazer upload do AMV e este estará visível para todos, assim que colocarmos tudo online.
  • "No caso de envio de um 720p é obrigatório também enviar uma versão em 480p (a resolução mínima)." Para propósitos de divulgação e comparação, ter uma versão HD, mas também 480p, é viável.